genome

Seria o homem um experimento do acaso por influências externas ou uma mera codificação genética? O Livo Genoma – a autobiografia de uma espécie em 23 capítulos traz para o leitor uma visão histórica, científica e filosófica de como entendemos o nosso material genético e como evoluímos na compreensão do nosso organismo a efeito microscópico. Genoma leva o leitor em uma jornada interessante das descobertas do homem sobre o seu próprio organismo e Matt Ridley com maestria traz à luz ideias que muitas mentes brilhantes dedicaram anos de suas vidas para desvendar, os mistérios por trás da  nossa existência. “Ler seu trabalho é uma revolução encantadora, divertida, informativa e reveladora” afirma The Daily Telegraph.

Sobre o autor

O premiado autor de muitas obras de ciência popular, Matt Ridley já vendou milhões de livros que foram traduzidos em mais de 30 idiomas. Ridley tem um longo currículo e uma trajetória muito interessante, formado em Zoologia, trabalhou também como jornalista por mais de 30 anos, é escritor, político e empresário, nasceu no nordeste da Inglaterra. Ele pôde trabalhar e aprender com um dos prestigiados editores científicos do jornal inglês The Economist e logo depois como correspondente de Washington, D.C. Em sua brilhante carreira como escritor e jornalista, ganhou vários prêmios além de obter títulos especiais na área acadêmico-científica.

Uma resenha do livro genoma e a sua importância para o público leigo

Genoma a autobiografia de uma espécie é um livro que aborda um momento histórico muito importante na vida do homem quando finalmente começamos com o processo de sequenciamento do genoma humano. É importante ressaltar que o livro faz um apanhando histórico e científico com uma leitura muito agradável e de certa forma acessível para o público não-cientifico. A ideia que Ridley mostra no seu livro é que não apenas o homem, mas qualquer outra forma de vida é muito mais complexa do que um mapa de uma infinidade de letras sequenciadas. Por isso ele dividiu o livro em 23 capítulos aonde descreve um gene característico de cada cromossomo que contém o material genético humano e relaciona a questões biológicas, filosóficas e como foi o processo para chegar através de experimentos científicos e estudos, às respostas que todavia estamos decifrando.

Crítica dos leitores

O livro de Ridley teve uma incrível repercussão no momento do seu lançamento porque foi veiculado justamente antes da obtenção do rascunho do genoma, feito em junho, na Casa Branca, por Francis Collins e Craig Venter. Genoma foi documentado em revistas científicas, como a Nature e em revistas de medicina. Schwartz diz que o livro é instrutivo, desafiador e divertido de ler, ele comenta que inveja o talento de Ridley de apresentar, com flexiblidades, conjuntos e ideias complexas com um léxico compreensível para qualquer um, seja um doutor de universidade a um estudante começando a faculdade.

Outras obras de Matt Ridley

Matt Ridley além de escrever Genoma também tem outros títulos que fazem com que a sua carreira seja conhecida em todo o mundo, com uma maneira de ensinar ciência para o público leigo com uma espécie de criatividade de Carl Sagan, uma das suas obras mais famosas são: O otimista Racional: Porque o mundo melhora, A Rainha de copas: O sexo e a Evolução da Natureza Humana entre uma vasta bibliografia.