Uma das técnicas mais modernas do canto lírico é a escola do BelCanto italiano. Ou seja, a ideia da escola belcantista é cantar sobre a respiração ou também sobre essa pequena massa de aire que podemos exalar de forma constante e controlada. Desse modo, quando é possível encontrar a maneira de controlar a respiração ao ponto de poder produzir um som pequeno, livre e constante, cantaremos utilizando a técnica belcantista.
De igual maneira um surfista desliza sobre uma onda, mantendo um fino equilíbrio entre a gravidade e a inércia. Também na arte de cantar, o cantor deverá usar toda a destreza e prática para poder encontrar o equilíbrio perfeito entre a pressão de ar e a oclusão das “cordas” vocais. Desse modo poderá produzir um som livre, com todos os harmônicos do timbre da sua voz e com um vibratto natural.
Como fuciona o Cantare a sul fiato?
Em primeiro lugar para cantar, é preciso levar em consideração que aplicamos diversas funções do nosso corpo em um movimento coordenado. Contudo, ao mesmo tempo, livre e natural. Dessa maneira, é possível determinar alguns elementos cruciais na hora de cantar: o apoio diafragmático, conhecido como appoggio, a resistência das cordas vocais ou resistência glótica, a compreensão do som e a ressonância.
Nessa técnica as cordas vocais resistiram em uma proporção igual à pressão que exercemos com o apoio. Desse modo, quando é possível gestionar a pressão de ar adequada para que as cordas vocais produzam um som constante, brilhante e livre é quando aplicaremos a técnica do appoggio corretamente.
Por que estudar a técnica do Belcanto para ser um cantor profissional?
O mundo da música clássica existe já faz mais de 500 anos e desde essa época o homem moderno vem aprimorando a sofisticação do entendimento da música. Da mesma forma que desde essa época vem aprimorando a técnica de todos os instrumentos, inclusive o canto. Por essa razão o Belcanto é uma série de conceitos técnicos para poder encontrara a maneira mais livre e saudável de cantar.
Em outras palavras é um conceito fundamental para ser um excelente cantor e poder aproveitar da criatividade e da sensibilidade para poder comunicar. Além do mais, aprender a técnica belcantista permitirá que o cantor em questão possa cantar notas muito largas sem fadiga. Também é possível experimentar com essa técnica uma sensação de comodidade e de prazer inclusive. Quando as cordas vocais vibram dessa maneira, é possível sentir como se cantar fosse uma massagem prazerosa na voz.
Em que se baseia a técnica belcantista
Apesar de maneira natural a maior parte das pessoas possam falar essa eficiência, sem treinamento é difícil poder aplicar ao canto. Isso porque o canto é de certa forma mais exigente mudando entre frequências mais agudas e mais graves com um certo grau de agilidade. Também porque cantar exige uma pressão constante e sustentada pela respiração, revelando sempre todos os harmônicos possíveis de serem produzidos com a voz humana.
Desse modo, existem outros fatores importantes que devemos aplicar para poder entender da melhor a técnica. Sendo assim classificaríamos o: appoggio, controle da laringe, cantar com todos os harmônicos e consequentemente modular os ressonadores. Desse modo praticamos para que o som resultante seja prazeroso de escutar e cantar ao mesmo tempo.
Quanto tempo necessito para dominar a técnica do Belcanto?
Todo artista profissional sabe que não existe uma data final de quando se deixa de aprender a desenvolver a técnica vocal. Dessa forma, a melhor resposta para essa pergunta seria: a vida inteira/b>. Na verdade, a técnica do Belcanto leva em torno de aproximadamente 5 anos para poder absorver de maneira natural todos os elementos que a compõem.
Assim sendo, a técnica do Belcanto além de ser uma das melhores maneiras de abordar de forma inteligente a técnica do canto. Também pode ser considerada com um estilo de vida para os cantores profissionais que dedicam praticamente uma vida inteira aprimorando e aperfeiçoando a sua maneira de cantar.