Uma das maneiras de entender o que seria a arte rupestre, seria, em primeiro lugar, decompor os seus dois termos. A pintura é o material que se aplica sobre uma superfície em capas delgadas para cobri-la o para criar algum tipo de desenho. A palavra também se refere a arte que consiste na criação de representação gráfica mediante pigmentos e outras substâncias naturais ou artificiais.
Já a palavra rupestre é tudo aquilo que é relativo a pedra. Por extensão, esse adjetivo é utilizado para nomear a todas as coisas do mundo primitivo ou bruto.
O que é a arte rupestre?
Pode ser denominado arte rupestre ou pintura rupestre todos os desenhos pré-históricos. Entram nessa lista todas pinturas descobertas em pedras ou cavernas e que refletem o imaginário da humanidade primitiva.
Por se tratar de uma das manifestações culturais mais antigas que se tem registro, a pintura rupestre tem um valor imensurável para entender melhor o homem do futuro. Algumas dessas manifestações artísticas datam de pelo menos 40.000 anos, ou seja, o último período glacial do nosso planeta.
Estas ilustrações estão intimamente relacionadas com os petrogrifos, esculturas e gravações da época. Mas uma importante diferença entre eles é que algumas foram conservadas muito bem durante séculos.
Quais são as características da arte rupestre?
Quando analisamos as pinturas rupestres desde uma perspectiva estética, descobrimos que ela são homogêneas: as provenientes do Paleolítico mostram de forma geral os animais selvagens em linhas, enquanto que no Neolítico aparecem também figuras humanas, impressões da mãos e outras representações do entorno.
Também chama a atenção que esses desenhos foram feitos com materiais similares, apesar de terem sido encontrados a mais de milhões de quilômetros de distância um do outro. São pigmentos de carvão vegetal, fezes e outros fluídos corporais.
Em quais lugares do mundo existe arte rupestre?
Uma das maneiras de comprovar que o homem não vive sem arte é a arte rupestre. Ela por ser uma manifestação cultural da humanidade é possível ser encontrada por toda a superfície do planeta. Podemos encontrar vestígios das criações artísticas dos nossos antepassados em cada continente. Na Europa o descobrimento da caverna de Altamira, no final do século XIX, e mais tarde os achados arqueológicos de Castillo, Matravieso, La Mouthe, Niaux, Font de Gayune, Lascaux, Chauvet, Cosquer e muitas outras mais. Principalmente em França e Espanha foi encontrado a existência de uma importante tradição rupestre que data mais de 25.000 anos de antiguidade.
Já na África, El Tassilo N’Ajjer é uma singular paisagem no deserto do Sahara. Ele está localizado no norte da África aonde se encontram mais de 15.000 pinturas e gravações que registram em suas representações de animais e várias cenas.
Qual o significado da arte rupestre?
Sem dúvida nenhuma, uma das perguntas mais difíceis de responder sobre a arte rupestre é o seu significado. Tendo em conta a impossibilidade de saber que grupo humano realizou tal figura, quem foi que elaborou, chegar a supor o artista ou grupo de artistas em concreto torna-se uma tarefa realmente difícil.
Inclusive, alguns dos próprios investigadores propõem que antes da dificuldade de ter acesso aos contextos da elaboração é impossível ter uma tradução cultural elaborada. Mas através dela podemos chegar a algumas conclusões antropológicas. Também como desde tempos remotos já nos comunicávamos através de expressões artísticas.