Amélie Poulain, uma jovem francesa fora dos padrões, sensível e extremamente consciente de si. O filme conta uma história despretensiosa de como a vida normal e a grandeza das pequenas coisas pode trazer significado a vida de uma pessoa. Amélie, uma jovem que ao deixar o subúrbio da onde vivia com a família, muda-se para um bairro parisiense em Montmartre aonde começa a trabalhar de garçonete. Um dia na sua casa, encontra uma caixa escondida no banheiro e por pensar que a caixa pertencia ao antigo morador, decide ir em busca dele e é assim que conhece Dominique. Depois de perceber que as pequenas coisas podem mudar o mundo de uma pessoa Amélie encontra um novo propósito para sua vida nos pequenos gestos de amor.
Sobre o que fala Amélie?
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain fala sobre como podemos encontrar em coisas simples da vida a felicidade, como que uma simples caixinha com objetos aleatórios pode ter tanto significado para uma pessoa? Mas não é só pelas emoções que atribuímos a objetos pessoais e a pessoas, mas também pelos pequenos prazeres, como um banho quente mais demorado, um sorvete depois de uma pizza no domingo, o abraço da sua avó, o cheiro de terra molhada quando começa a chover. O filme traz a tona essa perspectiva filosófica que o a felicidade está bem diante dos nossos narizes.
Elenco
O elenco de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme que faz com que Audrey Tautou no auge da sua carreira seja conhecida pelo mundo inteiro com o seu sotaque parisiense meigo e com um charme encantador que faz com que Amélie seja ainda mais querida pelo público. O filme também conta com Clotilde Mollet como Gina, Mathieu Kassovitz como Nino e também com o talentoso Robert Gendreu como o dono da cafeteria.
Frases de Amélie
O Filme está cheio de chamadas que nos fazem pensar sobre a agilidade da nossa vida e como entendemos o tempo, além de nos trazer a todo momento a essa sensação nostálgica que sentimos quando somos criança e não existem mais preocupações além do que vamos fazer naquele mesmo dia. Entre as frases mais famosas, estão: “Quando o dedo aponta o céu, o idiota olha para o dedo.”. “Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida.”. “A ansiedade sobre a passagem do tempo nos faz falar sobre o tempo.”
Trilha sonora de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Não podemos negar que Jean-Pierre Jeunet faz um trabalho fenomenal com os enquadramentos e a perspectiva perfeita dos objetos e das feições tão verdadeiras de Tautou, mas todos que viram o filme não poderão negar que o compositor Yann Tiersen trouxe a delicadeza e o engajamento emocional que faltavam para fazer esse filme ser um dos mais aclamados do gênero Cult. Com “La valse d’Amélie” (Orchestral Version) sendo uma das músicas com mais covers e versões do gênero, o acordeão nos faz lembrar desse sentimento de alegria interna que o filme tem a intenção de plantar em cada um dos seus espectadores.
Outros filmes como o Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Um outro filme muito recomendado pela crítica e similar no jeito de tratar de diversos temas mas de uma forma verdadeira é Juno, outro ganhador de oscar no ano de 2007. Ele trata de problemas polêmicos, como a gravidez na adolescência de maneira completamente diferente pela percepção da personagem com o mundo que vive e com as dificuldades depois de querer doar o bebê para um casal de desconhecidos.