O cinema encantou o mundo desde o princípio quando os irmãos Lumière apresentaram o que seria mais tarde o primeiro filme da história. Desse modo, desde esse tempo até hoje, a tecnologia tem a intenção de levar o telespectador a experimenta um momento inesquecível diante da enorme tela de uma sala de cinema.
De certa forma, o cinema evoluiu por causa da tecnologia ou talvez a tecnologia nas grandes produções evoluiu por causa do cinema? Neste sentido, as duas respostas estão corretas e muitos foram os pioneiros em desenvolver técnicas que nos fascinam até hoje.
Qual foi o impacto social do cinema?
De fato o cinema, também conhecido como a sétima arte causou um grande impacto na sociedade. Até mesmo em suas primeiras produções com filmes mudos e em preto e branco. Desse modo, uma das coisas que atraem o espectador e alimentam a magia da sétima arte consiste na capacidade de surpreender.
Talvez por isso, até mesmo nas primeiras produções, as pessoas terminavam realmente fascinadas. Assim sendo, com o avanço das técnicas cinematográficas, ir o cinema ainda surte o mesmo efeito nos espectadores. Portanto é possível considerar o cinema como uma tecnologia em constante desenvolvimento, transformando-se em um costume social e finalmente cultural da nossa sociedade.
A sétima arte ao longo da história
Da mesma forma que o teatro o cinema não procede da pintura, da escultura, da gastronomia ou literatura. Porém consiste em uma forma de expressão por si só através da sequência da captura de imagens que compõem o cinema.
Portanto, ao longo da história tanto o cinema como a tecnologia passara por diversas etapas. Ou seja, desde o mudo, preto e branco a extraordinárias obras-primas que incluem trilha sonora, fotografia até as superproduções. Por esses outros motivos que essa arte sempre terá um lugar especial na nossa cultura.
Os avances tecnológicos
Em uma fala de Ingmar Bergma: “Nenhuma arte transpassa nossa consciência da mesma forma que faz o cinema, tocando diretamente as nossas emoções e aprofundando nos habitáculos das nossas almas”. Por essa razão que películas pioneiras em novas técnicas de produção como Avatar de James Cameron foram um verdadeiro sucesso de bilheteria em todos os cinemas do mundo.
Ademais de seguir um padrão pouco habitual das produções cinematográficas, o visionário produtor e diretor que revolucionou a indústria cinematográfica. Nesse sentido no filme de Avatar o filme alcançou os incríveis 120 FPS (quadros por segundo) em uma resolução de 4K. Ou seja, emocionando e teletransportando o telespectador para o mundo de Avatar.
Cinema e tecnologia a medida
Ainda que a tecnologia tenha um papel importante e ao mesmo tempo fundamental, o cinema ainda é e sempre será uma importante ferramenta de comunicação. Dessa maneira, muitas produções famosas e que também cativaram o público da mesma maneira que Avatar não utilizaram de muitos recursos tecnológicos.
Em definitiva, os avances tecnológicos foram a chave para a constante evolução da indústria cinematográfica. Entretanto, mesmo que a digitalização possa hoje criar um mundo inteiramente novo, o cinema ainda será uma maneira de contar uma boa história. Por esse motivo que uma produção apenas com tecnologia, será apenas um escaparate científico e nada mais.